Portugal é caro em termos de comida e bebida?

Portugal é caro em termos de comida e bebida?

Embora a cozinha portuguesa possa não ser tão conhecida internacionalmente como a italiana ou a japonesa, Portugal tem alguns dos pratos mais saborosos do mundo, e o Taste Atlas reconhece mesmo a cozinha portuguesa como a 4ª melhor do mundo, apenas atrás da italiana, japonesa e grega.

A cultura do vinho em Portugal é também extremamente predominante, exemplificada da melhor forma pelo lendário vinho doce do Porto, da cidade do Porto, a segunda maior cidade de Portugal. O vinho Madeira, embora não tão doce, é um elemento basilar da cultura vitivinícola portuguesa e foi o vinho preferido dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, que o utilizaram no brinde à assinatura da Declaração da Independência.

Apesar destes marcos culturais e gastronómicos, que marcaram não só Portugal mas também o mundo, a comida e as bebidas em Portugal não são caras.
Mantimentos
Em Portugal, existe um termo muito ouvido; o “cabaz alimentar essencial”. Traduzido literalmente como “cabaz alimentar essencial”, é utilizado para descrever cerca de 63 produtos alimentares considerados fundamentais para uma alimentação típica e variada portuguesa. Quando o termo é aplicado, refere-se geralmente ao preço dos 63 produtos alimentares. Isto não significa necessariamente que uma pessoa compraria todos estes produtos de uma só vez no cesto, mas serve para dar uma ideia de quanto uma pessoa pode esperar gastar ao comprar estes artigos

Os 63 produtos alimentares incluem: carnes diversas, incluindo carne de vaca, porco e frango; diversos peixes, nomeadamente bacalhau, salmão, dourada, robalo e peixe fresco; alimentos congelados, incluindo ervilhas ultracongeladas, peixe panado; frutas e legumes, incluindo laranjas, maçãs, bananas, tomates, alface, brócolos, cenouras; produtos lácteos, incluindo queijos, leite, manteiga e iogurtes; e outros produtos diversos, como azeite, esparguete, farinha, cereais, sal, açúcar, pão, etc.

Para além das mercearias locais, os principais supermercados em Portugal são os retalhistas portugueses Continente e Pingo Doce, os supermercados alemães Lidl e Aldi, as lojas francesas Auchan e Intermarché, e a Mercadona, com sede em Espanha, tem também registado recentemente avanços significativos em Portugal . Os 63 produtos alimentares essenciais podem ser encontrados em qualquer um destes supermercados.

A DecoProteste, agência de defesa do consumidor em Portugal, na sua última atualização de março de 2024, coloca o preço médio do cabaz em cerca de 238,36€, o que equivale a cerca de 260,00 dólares, ou cerca de £203 ,00 por mês. A agência teve em conta vários preços dos supermercados disponíveis em Portugal e calculou o preço médio dos produtos alimentares do cabaz alimentar essencial.

Em comparação, a Statista, uma respeitável investigação e investigação estatística, estima o preço do cabaz alimentar “básico” em 210,00 dólares americanos em Janeiro de 2023, um montante que provavelmente aumentou desde então. No geral, a diferença é surpreendentemente insignificante e a inflação económica mais a crise em curso na Ucrânia são as principais razões por detrás dos actuais preços do cabaz alimentar em Portugal, mas o país mais do que compensa noutros sectores, incluindo cuidados médicos, cuidados infantis , educação e contas domésticas, entre outros.

Finanças & Direito

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103